Estratégias de Ensino

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

 

1- Curso Extensivo

·         Revisão dos conteúdos disciplinares do Ensino Médio, proporcionando embasamento e nivelamento.

·         Atualização dos conceitos teóricos estabelecidos pelos editais das principais universidades públicas e do ENEM.

·         Fixação dos conteúdos programáticos através da resolução de questões de treinamento objetivas e discursivas dos vestibulares mais importantes do Brasil.


2- Período Letivo*

·         03 de fevereiro até a véspera da prova do ENEM 2014.

·         Não haverá aula nos dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo em ambos os turnos, dessa forma, não haverá recesso no mês de Julho.

* Poderá haver modificações no calendário de acordo com os editais dos principais vestibulares.

 

3- Turnos/horários

·         Tarde: 14h00min. às 18h00min. (25 tempos/semana)

·         Noite: 18h15min. às 22h15min. (25 tempos/semana)

 

Carga horária semanal – Tarde/Noite

Port. e Interpr.

Lit.

Red.

Mat.

1, 2 e 3

Fís

1 e 2

Quim

1 e 2

Bio

1 e 2

Hist

1 e 2

Geo

Total

1

1

1

4

4

4

4

4

2

25 tempos

 

 

4- Disciplinas

·         Linguagens: Português/Interpretação de texto; Literatura e Redação.

·         Matemática.

·         Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física.

·         Ciências Humanas: Geografia e História.

·         Inglês, Espanhol, Sociologia e Filosofia: Não serão ministradas durante o curso extensivo, apenas nos projetos especiais. Porém, estarão presentes em questões dos testes sequenciais e nas tarefas domiciliares.

o   O curso realizará aulões extras dessas disciplinas, em alguns sábados, mediante o pagamento de R$5,00 pelo dia de aula/aluno.

 

5- Diferenciais

·         Equipe de professores: O curso Equipe A conta professores altamente qualificados e capacitados para a preparação dos seus alunos para os principais vestibulares.

·         Acompanhamento individualizado do aluno: Durante o primeiro mês de aula será feito um Planejamento Semanal de Estudos, elaborado pelos Coordenadores em conjunto com o aluno. Dessa forma, o aluno poderá organizar seu tempo através de um cronograma semanal com todas as atividades do aluno e horários de estudo. Aliado a esse planejamento, os coordenadores realizarão entrevistas periódicas com os alunos no intuito de oferecer uma atenção personalizada ao longo do processo de preparação para o vestibular.

·         Tarefas domiciliares (TD): Essas tarefas desempenham papel muito importante no desenvolvimento do estudo pessoal do aluno, o qual tentamos sempre incentivar. Compostas de questões objetivas (múltipla escolha), as TDs permitem que as dúvidas sejam dirimidas no dia a dia da sala de aula e evitam que os conteúdos a serem estudados acumulem-se ao longo das semanas. Cada aluno receberá toda sexta-feira uma coletânea de exercícios das disciplinas cursadas, que deverá ser resolvida e entregue na segunda-feira seguinte para a correção. Vale ressaltar que o aluno só receberá o TD da semana caso entregue o da semana anterior. Dessa forma, acompanharemos o ritmo de estudo de cada um dos nossos alunos.

·         Teste Sequencial (TS): São testes que os alunos farão uma ou duas vezes por mês, preferencialmente aos sábados, com a finalidade de testar o conhecimento do aluno de forma que ele possa diagnosticar seus pontos fracos aperfeiçoando continuamente os estudos.

·         Simulados presenciais: Os simulados ajudam a desmistificar o nervosismo, tornando a avaliação um momento natural. Essas provas reproduzem, progressivamente, cada um dos modelos dos vestibulares, como por exemplo, o Exame de Qualificação da UERJ, o ENEM e o Exame Discursivo da UERJ.

o   Trata-se de uma etapa fundamental na preparação, pois permite a verificação do rendimento planejado bem como o controle do tempo de prova. Os simulados do Curso Equipe A são compostos por questões inéditas e exclusivas, elaboradas pela equipe de professores do curso e/ou pelo sistema de Ensino GPI.

o   OBS: Para a realizar os simulados o aluno deverá efetuar a inscrição na secretaria do curso dentro do prazo especificado através da entrega de um pacote de 100 folhas A4 brancas.

·         Projetos especiais: Os projetos tem o objetivo de direcionar a preparação do aluno para as provas que vão ocorrer durante o ano. Serão realizados três projetos: UERJ, ENEM e Específicas.

·         Material didático: O curso Equipe A tem parceria com o Sistema de Ensino GPI, sendo assim, nossos materiais didáticos são de alto padrão.

·         Site: O curso Equipe A tem um site (www.cursoequipea.com) onde colocamos a disposição dos nossos alunos os TDS, os TS, os simulados além de notícias sobre atualidades, vestibulares e ENEM.

·         Infraestrutura:

o   As duas salas de aula foram cuidadosamente projetadas para criar um ambiente adequado ao aprendizado. Sem interferências externas e com conforto, a concentração do aluno tende a ser máxima.

§  Climatização silenciosa.

§  Cadeiras acolchoadas.

§  Quadro branco.

§  Iluminação adequada.

§  Projetor Multimídia.

o   Espaço para estudos individual ou em grupo.

o   Cantina equipada e completa.

o   Banheiros masculino e feminino.

o   Câmeras de segurança, portão eletrônico e interfone.

 

6- Projetos especiais

·         São preparações específicas que ocorrem ao longo do ano para cada tipo de avaliação existente no vestibular.

·         Esses projetos ocorrerão aos domingos e não estão inclusos no preço da mensalidade sendo, portanto, pagos à parte.

·         Ocorrem próximos às datas das seguintes provas: Exame de Qualificação da UERJ, ENEM e da 2ª fase da UERJ.

o   Projeto UERJ - visa preparar para os exames de Qualificação da UERJ através da revisão dos principais conteúdos e resolução de questões anteriores.

o   Projeto ENEM – prepara o aluno para prova do ENEM, através de aulas interdisciplinares, revisão dos principais conteúdos e resolução de questões anteriores.

o   Projeto Específicas – Geralmente ocorre após a prova do ENEM e tem por objetivo preparar o aluno para a segunda fase da UERJ através do aprofundamento dos conteúdos desenvolvidos através da abordagem de tópicos especiais e listas de exercícios e simulado discursivo.